Páginas
Seções

Publicado por em mar 1, 2020 em Destaque, Dossiês, Em destaque |

Dossiê: Prêmio Accirs – Melhores 2019

O Dossiê Prêmio Accirs 2019 reúne textos, entrevistas e reportagens sobre os melhores filmes de 2019, eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Além da publicação de conteúdo sobre os vencedores, optou-se por incluir material também sobre os finalistas. Diante do grande volume de novas produções internacionais, brasileiras e do Rio Grande do Sul, o resultado da eleição, que indicou os três melhores títulos em cada categoria, se reveste de significado pela atenção que direciona a esses filmes no conjunto da produção de 2019.

PRÊMIO LUIZ CESAR COZZATTI
Aida Ferrás

Cinéfila Aida Wailer Ferrás, Prêmio Destaque Accirs 2019, por Fatimarlei Lunardelli

MELHOR LONGA ESTRANGEIRO
Parasita, de Jong Boon-ho

Parasita – Uma casa, duas famílias e muitos gêneros, por Bianca Zasso

Memórias do subsolo: relatos de naufrágio e descenso, por Carla Oliveira

“Parasita”: fascinante mistura de gêneros ilustra questões sociais marcantes dos nossos tempos, por Matheus Pannebecker

Parasita vs. Assunto de família, por Ivonete Pinto

Parasita, por André Kleinert

Parasita: sobre porões, subsolos e escadarias, por Jaqueline Chala

Parasita: Corpos estranhos, por Daniel Rodrigues

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e bem cotado ao Oscar, “Parasita” estreia em Caxias, por Siliane Vieira

Dor e Glória, de Pedro Almodóvar

Dor e Glória, o exercício de lidar com a perda, por Rafael Valles

Dor e glória, por Robledo Milani

“Dor e glória”: Almodóvar recorre à “autoficção” para abandonar a sua recente estagnação criativa, por Matheus Pannebecker

Crítica: Dor e Glória, por Chico Izidro

Dor e glória: Retrato da formação de um artista, por Eron Duarte Fagundes

Dor e glória, por André Kleinert

O irlandês, de Martin Scorsese

A solidão do pintor de paredes, por Bianca Zasso

MELHOR LONGA BRASILEIRO
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Crítica: Bacurau, por Yuri Célico

Bacurau, por André Kleinert

47º Festival de Gramado #2: “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, por Matheus Pannebecker

“Bacurau” mescla alegoria, horror gore e faroeste em filme rico em simbologia, por Carlos Moreira

Temporada, de André Novais Oliveira

Temporada – Nasce uma estrela, por Bianca Zasso

Temporada, por Robledo Milani

Destaque do ano no cinema nacional, “Temporada” ganha lançamento em Porto Alegre; leia a crítica, por Daniel Feix

Temporada, por André Kleinert

A vida invisível, de Karim Ainouz

Premiado em Cannes e em busca de uma vaga no Oscar, “A vida invisível” narra a história de duas fortalezas femininas, por Daniel Feix

“Não tem como não ser político hoje em dia” afirma Karim Ainouz, diretor de “A vida invisível”, por Daniel Feix

A vida invisível – A câmera terna de Karim!, por Bianca Zasso

Crítica: A vida invisível, por Chico Izidro

A vida invisível”: refinado melodrama de Karim Ainouz traz uma perspectiva íntima e feminina para a labiríntica jornada de duas irmãs, por Matheus Pannebecker

A vida invisível, por André Kleinert

MELHOR LONGA GAÚCHO
A cidade dos piratas, de Otto Guerra

A cidade dos piratas, por André Kleinert

Dos percalços da produção à satisfação com o resultado: Otto Guerra fala sobre “A cidade dos piratas”, por Carlos Moreira

Morto não fala, de Dennison Ramalho

Crítica: Morto não fala, por Chico Izidro

Legalidade, de Zeca Brito

Drama histórico “Legalidade” tem sessão especial no Festival de Gramado, por Carlos Moreira

Legalidade, por Rodrigo de Oliveira

Legalidade no desvão da memória, por Fatimarlei Lunardelli

CURTA GAÚCHO
Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel

O começo de tudo, por Roberto Cotta

A pedra, de Iuli Gerbase

A pedra, por Robledo Milani

Veraneio, de Nelson Diniz