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Publicado por em ago 31, 2022 em Destaque, Dossiês, Em destaque, Festival de Gramado |

Dossiê 50º Festival de Cinema de Gramado

Ao completar seus 50 anos, o Festival de Cinema de Gramado consagrou em sua programação a diversidade territorial e sociocultural do Brasil e de países sul-americanos, bem como a pluralidade temática, narrativa e estética comum ao cinema contemporâneo. 

Foram exibidos filmes realizados em estados do Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de obras co-produzidas por países como Uruguai, Argentina, Peru, Chile, México, Espanha e França.

Após duas edições em formato multiplataforma (online e TV) devido à pandemia de Covid-19, o Festival de Gramado, por meio de seus curadores e comissões de seleção de filmes, se mostrou sensível aos anseios de nosso tempo. De forma geral, os títulos abordaram temas sociais e familiares, sobretudo nas periferias; a crise político-econômica e as precárias relações de trabalho em tempos pandêmicos; as mais variadas pautas identitárias; a potência do feminino, dos grupos LGBTQIA+, das culturas negras e indígenas. Além disso, houve diálogo entre filmes com estética-narrativa clássica e obras autorais, arrojadas e híbridas, com baixo orçamento e muita autenticidade.

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho – Divulgação.

Foram muitos os destaques durante o evento, sobretudo longas-metragens como Noites alienígenas (AC), de Sérgio de Carvalho, A mãe (SP), de Cristiano Burlan, Marte um (MG), de Gabriel Martins; 9 (Uruguai, Argentina), de Martín Barrenechea e Nicolás Branca, 5 Casas (RS), de Bruno Gularte Barreto, e Casa vazia (Santana do Livramento, Rivera), de Giovani Borba.

Entre os curtas, chamaram a atenção Fantasma neon (RJ), de Leonardo Martinelli, O elemento tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, O pato (PB), de Antônio Galdino, O Fim da imagem (PR), de Gil Baroni, Último domingo (RJ), de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão, Ímã de geladeira (SE), de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo, Sinal de Alerta Lory F (Porto Alegre), de Fredericco Restori, Drapo A (Encantado), de Alix Georges e Henrique Lahude, Possa Poder (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli, Apenas para registro (Porto Alegre), de Valentina Ritter Hickmann, A diferença entre mongóis e mongolóides (Porto Alegre, Canoas), de Jonatas Rubert, Mby’á nhendu – o som do espírito Guarani (Porto Alegre, Maquiné e Camaquã), de Gerson Karaí Gomes, O abraço (Porto Alegre), de Gabriel Motta, e Mora (Porto Alegre), de Sissi Betina Venturin.

Marte um, de Gabriel Martins – Divulgação

Participaram do Júri da Crítica do 50º Festival de Cinema de Gramado Ivonete Pinto e Victor Hugo Furtado, pela Accirs, Carlos Helí de Almeida e Bárbara Demerov, pela Abraccine, e Luiz Carlos Merten, nosso convidado especial. Maria Caú integrou o júri do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2022. Já o Júri da Accirs para esta mostra teve a participação de Bruna Haas, Daniel Dalpizzollo, Leonardo Bomfim, Pedro Henrique Gomes e Roger Lerina. Mônica Kanitz, vice-presidente da Accirs, fez parte da comissão de jurados do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos (veja os vencedores aqui), enquanto Danilo Fantinel, presidente da Accirs, compôs a comissão de premiação do Prêmio Especial Gramado 50 Anos juntamente com a crítica associada Daniela Strack e a produtora de cinema Aletéia Selonk.

Abaixo, críticos de cinema ligados à Accirs e à Abraccine comentam alguns dos filmes do festival:

Adriana Androvandi, Accirs, Correio do Povo

Banquete no país da fome

Barbara Demerov – Abraccine, Revista Veja São Paulo

Noites Alienígenas em Gramado: a importância de olhar para o Brasil afora

“Meu personagem principal é sempre São Paulo”, afirma Cristiano Burlan

Amor, sexo e descobertas se fundem em A Porta ao Lado, de Julia Rezende

O Pastor e o Guerrilheiro tem primeira exibição no Festival de Gramado

Fantasma Neon: um filme sobre pessoas invisíveis, mas essenciais

Balanço do 50º Festival de Cinema de Gramado

Bruna Haas Pacheco – Accirs, Vigília Nerd

A Mãe: realidade e emoção abrem o 50º Festival de Gramado

Veja a cobertura completa do Vigília Nerd

Bianca Zasso – Accirs, Website Claudemir Pereira

Marte Um – Corra e olhe o céu

Carlos Helí de Almeida – Abraccine

Filmes que conquistaram o 50º Festival de Cinema de Gramado conferem face humana a tristes realidades brasileiras     

Daniel Rodrigues – Accirs, O Estado das Coisas Cine

50º Festival de Cinema de Gramado – Bastidores e Premiados

Danilo Fantinel – Accirs, Cinematron

Curtas de Gramado abordam a natureza da imagem, pautas identitárias, o poder do feminino e questões trabalhistas

Ivonete Pinto – Accirs, Cinema Escrito

A Mãe: Intensidades controladas

Noites Alienígenas: Alienígenas somos nós

O Pato: Lição de cinema vinda da Paraíba

O Pastor e O Guerrilheiro: Pertinências e provocações de um filme para ser discutido

50º Festival de Cinema de Gramado: Balancinho com direito a elogios, Fanon e um protesto doméstico

Luiz Carlos Merten – Convidado especial do Júri da Crítica

Marte Um: Lento e bruto eu mudo/Sei que vem outubro, mas, antes, a mineirada de Contagem

5 Casas: De volta a 5 Casas, e a Dom Pedrito

O Último Animal e Tekoha: O dia em que Carlos Adriano dançou no palco do festival

Noites Alienígenas: O longo caminho até os sons e a voz da periferia

O camisa 9 uruguaio

A Mãe: Cristiano Burlan filma nas bordas

Afeto e diversidade no novo cinema brasileiro

Luiz Joaquim – Abraccine, Cinema Escrito

A Mãe

9 e Clube dos Anjos

Noites Alienígenas

Marte Um e A Viagem de Pedro

Maria Caú – Abraccine, Criticos.com.br, Elviras

O poder da reconstrução da memória no Gauchão do 50º Festival de Cinema de Gramado

Márcio Augusto Sallem – Abraccine, Cinema Com Crítica

A Mãe

A Porta ao Lado

A Viagem de Pedro

Marte Um

Noites Alienígenas

O Clube dos Anjos

O Pastor e o Guerrilheiro

Tinnitus

Matheus Pannebecker – Accirs, Cinema e Argumento

Entre curtas e longas-metragens, mais de 30 títulos disputam o Kikito

Mais homenageados e uma edição com ingressos solidários

Marte Um, de Gabriel Martins

A Mãe, de Cristiano Burlan

O Clube dos Anjos, de Angelo Defanti

Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho

O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte

Noites Alienígenas é o grande vencedor de uma edição politizada e engajada

Paulo Casa Nova – Accirs, Clube de Cinema de Porto Alegre

Diário de Gramado

Robson Nunes – Accirs, Vigília Nerd

O Pastor e o Guerrilheiro costura o passado mirando no nosso futuro

Veja a cobertura completa do Vigília Nerd

Victor Hugo Furtado – Accirs, Papo de Cinema

9: um filme sobre futebol sem futebol

Outros links:

> Júri da Crítica escolhe os melhores filmes do 50º Festival de Cinema de Gramado

> Gramado 50 anos: os vencedores dos Kikitos

> Júri da Accirs anuncia o melhor curta gaúcho do 50° Festival de Cinema de Gramado

> Os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – 19ª Mostra de Curtas Gaúchos

> Accirs e Abraccine integram júris e comissões nos 50 anos do Festival de Gramado