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Publicado por em ago 30, 2022 em Artigos, Críticas, Festival de Gramado |

Fantasma Neon: um filme sobre pessoas invisíveis, mas essenciais, por Barbara Demerov

“Fantasma Neon”, divulgação.


O curta-metragem Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, venceu cinco Kikitos no 50º Festival de Gramado, incluindo de melhor curta brasileiro e o prêmio do Júri da Crítica. Com poucas palavras e muitas imagens que falam por si só, este é um filme sobre pessoas invisíveis e, ao mesmo tempo, essenciais para o andamento do cotidiano de grandes cidades.

João (Dennis Pinheiro) trabalha como entregador de comida por aplicativo no centro do Rio de Janeiro. Enquanto sonha em trocar sua bicicleta por uma motocicleta, a fim de garantir mais efetividade no trabalho, ele enfrenta a precariedade do serviço e clientes mal educados.

O gênero musical – algo que surpreende de início, mas é muito bem inserido pelo diretor – se colide com a severidade do dia a dia do protagonista. Além disso, é um elemento essencial para que o espectador preste atenção em cada movimento e olhar registrado pela câmera. A trilha sonora e os sons ao redor de João compõem uma rotina instável, que depende de avaliações de terceiros e do cuidado no trânsito para render bons resultados.

O trabalho de Pinheiro, que lhe rendeu um Kikito de melhor ator em Curta-Metragem, manifesta o cansaço e a força do personagem de maneira sublime. E, para completar essa obra contemporânea e incômoda, Martinelli capta com sensibilidade e talento (já visto em seus outros filmes, como Vidas Cinzas (2017), uma realidade que todos enxergam, mas poucos reparam de fato.

Texto de Bárbara Demerov