Páginas
Seções

Publicado por em set 6, 2021 em Destaque, Dossiês, Em destaque |

Dossiê 49º Festival de Cinema de Gramado

Realizado pelo segundo ano consecutivo em modelo multiplataforma, tanto online quanto na TV, mantendo o distanciamento social do público em meio à pandemia de Covid-19, o Festival de Cinema de Gramado contou novamente com a parceria da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), responsável pela composição de júris, pela mediação de debates e por publicações como este dossiê.

Nesta 49ª edição do Festival de Gramado, o grande destaque foi “Carro Rei” (2021), de Renata Pinheiro. O longa-metragem obteve os prêmios de melhor filme, melhor trilha musical, melhor desenho de som e melhor direção de arte. Com um ponto de vista crítico e inventivo sobre o contexto sociopolítico e cultural do Brasil contemporâneo, “Carro Rei” sublinha certa crise ontológica do brasileiro, protagonista de um complexo processo de perda de identidade e de desumanização.

Atento à diversidade de temáticas, discursos, estéticas, formatos, origens e gêneros, Gramado premiou Aly Muritiba com melhor direção e melhor roteiro pela comédia western “Jesus Kid” (2021). A melhor montagem foi dedicada a Tula Anagnostopoulos, por “A Primeira Morte de Joana”, filme pelo qual Bruno Polidoro recebeu o kikito de melhor fotografia. Nando Cunha levou o Kikito de melhor ator por “O Novelo” (2021), de Claudia Pinheiro, e Glória Pires foi escolhida a melhor atriz por “A Suspeita” (2021), de Pedro Peregrino. O filme uruguaio “La Teoría de Los Vidrios Rotos” (2021), de Diego Fernández Pujol, venceu entre os filmes estrangeiros, enquanto a estatueta de melhor longa-metragem gaúcho foi para “Cavalo de Santo” (2021), de Carlos Eduardo Caramez e Mirian Fichtner. Entre os curtas-metragens brasileiros, o destaque ficou com “A Fome de Lázaro” (2020), de Diego Benevides.

Prêmios da crítica

O Júri da Crítica na Mostra Principal escolheu “A Primeira Morte de Joana” (2021), de Cristiane Oliveira, como o melhor filme de longa-metragem do festival. Dos curtas-metragens nacionais, “Entre Nós e o Mundo” (2019), de Fábio Rodrigo, levou o Kikito. O melhor filme pelo Júri da Crítica entre os longas estrangeiros foi “Planta Permanente” (2019), Ezequiel Radusky. Já o melhor filme pelo Júri da Crítica no Prêmio Assembléia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas foi “Eu Não Sou Um Robô” (2021), de Gabriela Lamas.

Neste dossiê, reunimos textos de André Bozzetti e Daniel Rodrigues (Accirs) e de Pedro Butcher (Abraccine), integrantes do Júri da Crítica na Mostra Principal, bem como de Siliane Vieira e Rodrigo de Oliveira, componentes do Júri da Crítica no Prêmio Assembléia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Além deles, contamos com publicações de nossos associados Adriana Androvandi, Ivonete Pinto, Matheus Pannebecker e Paulo Casanova.

Crítica que se mantém atual (Homem onça), por Adriana Androvandi

Pelo que me consta, Eu não sou um robô, por André Bozzetti

49° Festival de gramado – Os premiados, por Daniel Rodrigues

Jesus e o diabo na terra do pop, por Daniel Rodrigues

49º Gramado (2021) – “O que há em ti”, por Ivonete Pinto

49º Festival de Cinema de Gramado #1: apresentação dos filmes concorrentes, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #2: “Para o Brasil se (re)conhecer” (ou uma reflexão sobre a escolha dos curtas brasileiros), por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #3: “A Suspeita”, de Pedro Peregrino, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #4: “Homem Onça”, de Vinícius Reis, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #5: “O Novelo”, de Claudia Pinheiro, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #6: “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #7: “A Primeira Morte de Joana” e “Jesus Kid”, por Matheus Pannebecker

49º Festival de Cinema de Gramado #8: “Carro Rei” é o grande vencedor da mostra competitiva de longas brasileiros, por Matheus Pannebecker

Impressões vindas de um sofá, por Paulo Casa Nova

“Carro Rei” e os santos motores, por Pedro Butcher

49° Festival de Cinema de Gramado – Cobertura Especial, por Rodrigo de Oliveira

Mostra Assembleia Legislativa – 49º Festival de Cinema de Gramado, por Rodrigo de Oliveira

Gramado: representante gaúcho na mostra de longas brasileiros em cartaz nesta terça, por Siliane Vieira

Pluralidade feminina domina os curtas gaúchos, por Siliane Vieira

Saiba mais sobre o 49º Festival de Cinema de Gramado

> Confira todos os destaques pelo Júri da Crítica e leia as justificativas oferecidas pelos jurados

> Veja a lista completa de premiados da Mostra Principal no site oficial do evento

> Conheça a lista de vencedores no Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

> O vídeo da cerimônia de entrega de prêmios está disponível na íntegra aqui