Páginas
Seções

Publicado por em ago 28, 2018 em Destaque, Notícias, Sessão ACCIRS |

Sessão ACCIRS abre com a exibição de O Espelho

Um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) em 2018 é o retorno da Sessão ACCIRS, desta vez como um ciclo de exibições comentadas com periodicidade bimestral e itinerância no circuito exibidor do Estado. O projeto conta com curadoria do membro da ACCIRS, crítico e programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim. As sessões do primeiro ciclo iniciam no dia 4 de setembro, às 19h na Sala Redenção com a exibição de O Espelho, do cineasta iraniano Jafar Panahi, com comentários de Ivonete Pinto (UFPel, Teorema – Crítica de Cinema).

A seleção de filmes estabelece olhares diversificados para o cinema, propondo uma reflexão sobrea linguagem nestes tempos de constantes mudanças nas relações entre a produção e o consumo de imagens. Estão ainda no programa os filmes Os Dias com Ele e O Desprezo.

Confira abaixo a programação completa.

4 de setembro  – 19h
O Espelho, de Jafar Panahi
Local: Sala Redenção – UFRGS (Av. Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS)

Sinopse: Uma menina espera pela mãe em frente à escola. As colegas vão embora. A mãe não chega. A menina impacienta-se e resolve ir para casa sozinha, aventurando-se pelas ruas próximas. Chega até mesmo a pegar um ônibus e, durante a viagem, fica observando as pessoas à sua volta. A partir de seu universo infantil, ela começa a desvendar o complexo mundo dos adultos, vivenciando encontros inesperados e descobertas inusitadas. E a narrativa do filme passa a caminhar sobre uma fina linha que separa a ficção da realidade. Dirigido por Jafar Panahi após seu aclamado filme de estreia, O Balão Branco, O Espelho radicaliza uma das marcas do cinema iraniano dos anos 1990: o desconcertante uso da metalinguagem na busca de uma compreensão mais profunda a respeito da relação entre a arte e o mundo. Vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno (1997).
Debatedora: Ivonete Pinto (UFPel, Teorema – Crítica de Cinema)

 

6 de novembro – 19h
Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar
Local: Cine Bancários (Rua Gen. Câmara, 424)

Sinopse: Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo.

 

15 de janeiro – 19h
O Desprezo, de Jean-Luc Godard
Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

Sinopse: Paul é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.
Debatedor: Renato Cabral (Calvero – Crítica de Cinema)

 

accirs_sessaoaccirs_flyerA6_v1-01