Páginas
Seções

Publicado por em mar 1, 2021 em Em destaque, Notícias |

Prêmio Accirs: Melhores do Ano 2020

Mesmo em um ano de movimentos restritos, o cinema não parou. As opções de exibição via streaming ganharam força e dividiram ainda mais o espaço com as salas de cinema. Neste cenário de poucas sessões físicas e muitas opções online, a Accirs manteve a tradicional premiação dos Melhores do Ano. Todos os membros da associação são os votantes que elegem os premiados.

Dividida em dois turnos, a votação elegeu o melhor longa estrangeiro, brasileiro e gaúcho, bem como o melhor curta realizado no estado durante o ano de 2020. Além desta seleção, a ACCIRS entrega, desde sua criação em 2008, o prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, entidades, espaços e pessoas em destaque no cenário audiovisual gaúcho. Em breve lançaremos em nosso site um dossiê de textos escritos por nossos associados sobre os premiados.

Conheça os vencedores:

Melhor curta-metragem gaúcho
Construção, dir.: Leonardo da Rosa

Melhor longa-metragem gaúcho
Aos olhos de Ernesto, dir.: Ana Luíza Azevedo

Melhor longa-metragem brasileiro (empate)
Pacarrete, dir.: Allan Deberton
Sertânia, dir.: Geraldo Sarno

Melhor longa-metragem estrangeiro
Retrato de uma jovem em chamas (Portrait de la jeune fille en feu), dir.: Céline Sciamma

Prêmio Luís César Cozzatti (Destaque Gaúcho)
Coletivo Macumba Lab e Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema

Nossos associados escreveram sobre alguns dos premiados. Confira:

47º Festival de Cinma de Gramado #6: “Pacarrete”, de Allan Deberton, por Matheus Pannebecker

Entrevista: Allan Deberton e a arte da resistência em Pacarrete (vídeo), por Matheus Pannebecker

Sertânia como profecia para o século 22, por Ivonete Pinto

(Construção) O melhor curta gaúcho do 48º Festival de Gramado, por Ivonete Pinto

Sobre Construção, de Leonardo da Rosa, por Carla Oliveira

Ana Luiza Azevedo lança filme ‘Aos olhos de Ernesto’ em drive-in e streaming, por Carol Zatt

Elogiado longa ‘Pacarrete’ entra em streaming nesta quinta-feira, por Carol Zatt