Páginas
Seções

Publicado por em dez 29, 2020 em Dossiês, Em destaque |

Dossiê Cinema Negro 2020

A chaga do racismo ganhou em 2020 uma dimensão inédita tornando-se tema central num ano de muitos debates em decorrência da pandemia do covid-19. Abriram-se novas visões e perspectivas em decorrência dos assassinatos brutais de George Floyd, nos Estados Unidos, e de João Alberto Silveira Freitas, em Porto Alegre, imediatamente midiatizados gerando a indignação de milhões de pessoas. Junto com o movimento “vidas negras importam” falou-se de racismo estrutural, do preconceito que só poderá ser superado se for conscientizado e problematizado. A cultura e o cinema engajaram-se fortemente nas discussões, por isso a Accirs acha por bem finalizar esse ano triste e desafiador com um registro dos olhares da crítica sobre as cinematografias negras em suas mais variadas formas.

O Dossiê Cinema Negro 2020 reúne textos de críticos da Accirs publicados em seus veículos ou meios de atuação nos quais destacaram filmes de realizadores negros e realizadoras negras ou eventos dos quais participaram. Os links remetem aos endereços onde os conteúdos estão disponíveis.

Boa leitura!

Pioneira do cinema africano, Sarah Maldoror foi uma das vítimas fatais da pandemia de covid-9. Carla Oliveira atualizou para o site da Accirs artigo originalmente publicado na Revista Digital Academia das Musas nº 3. / Título: Uma Homenagem a Sarah Maldoror.

Filmes

Fronteiras (Burkina Faso, 2017), de Apolline Traoré / Mostra Cine África (2020) – Fronteiras / Ivonete Pinto para o site Cinema Escrito.

O homem atrás da janela (RS, 2020), de Naum Roberto Gomes / A memória, o pertencimento e outras questões / Ivonete Pinto, especial para o site da Accirs.

Vaga carne (BH, 2020), dirigido por Grace Passô e Ricardo Alves Júnior / Vaga Carne – A força de Grace Passô. A história de uma mulher e a história de um país. Muito codificado? Veja o filme / Ivonete Pinto para o site Cinema Escrito.

Raízes (SP, 2020), de Simone Nascimento e Wellington Amorim / 1º Fest. Cinema Negro em Ação (2020) – Raízes / Ivonete Pinto para o site Cinema Escrito.

De Cabral a George Floyd – onde arde o fogo sagrado da liberdade (RJ, 2020), de Paulinho Sacramento / Raízes do racismo estrutural: De Cabral a George Floyd e João Alberto / Danilo Fantinel para seu site Cinematron.

Clemency (EUA, 2019), de Chinonye Chukwu / Crítica audiovisual / Matheus Pannebecker para seu canal no youtube Cinema e Argumento.

Eyimofe (Esse é o meu desejo) (Nigéria, 2020), de Arie Esiri e Chuko Esiri / Nigeriano Eyimofe premiado na 44ª Mostra de São Paulo / Fatimarlei Lunardelli para seu site Cinema Escrito.

Quero ir para Los Angeles (RS, 2020), de Juliana Balhego / Passagem em aberto. / Maurício Vassali, especial para o site da Accirs.

Eventos

1 º Festival Cinema Negro em Ação / 1º Festival de Cinema Negro em Ação – Curtas-Metragens: Lugar certo, hora muito errada / Daniel Rodrigues (jurado do Festival representando a Accirs), para o site ClyBlog.

1º Festival Cinema Negro em Ação / Festival Cinema Negro em Ação / Fatimarlei Lunardelli para seu site Cinema Escrito.

XVI Fantaspoa / XVI Fantaspoa – 2ª Parte – Especial Nabwana IGG / Thomás Boeira, para seu blog Linguagem Cinéfila.

Programa Crítica em Transe #01 – Racismo no cinema – Inauguração do programa da Accirs em seu canal no youtube, em 30 de junho de 2020.