Páginas
Seções

Publicado por em dez 16, 2018 em Notícias |

Assembleia e novos associados da Accirs

Em assembleia realizada no dia 8 de dezembro, na sala multiuso da Cinemateca Capitólio, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul acolheu novos associados. Carla de Oliveira, do Cineclube Academia das Musas, e Caroline Zatt da Silva, do Jornal do Comércio, são representantes femininas. Maurício Vassali, colaborador do blog Calvero, de Pelotas, e Leandro Domingos, do Diária de Canoas, são atuantes no interior e grande Porto Alegre. Matheus Pannebecker, editor do blog Cinema e Argumento, é da nova geração, enquanto Eron Duarte Fagundes, crítico reconhecido de Porto Alegre, colaborador do Caderno de Sábado do Correio do Povo é presença que faltava na Accirs. Com os novos integrantes, o quadro social chega a 50 associados cujas experiências com o cinema envolvem docência, curadoria e cineclubismo.

A diretoria apresentou relatório das atividades de 2018 com ênfase nas comemorações de 10 anos da entidade. A programação de eventos iniciou no 46º Festival de Cinema de Gramado, em agosto, seguindo com a Sessão Accirs, ciclo em que foram debatidos os filmes O Espelho, de Jafar Panahi e Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar. A série encerra no dia 15 de janeiro de 2019, na Cinemateca Capitólio, com a exibição de O Desprezo, de Jean-Luc Godard, a ser debatido por Renato Cabral.

O ponto alto das comemorações foi a homenagem aos decanos da crítica Goida, Hélio Nascimento e Enéas de Souza, que culminou com o Almoço dos Críticos, no mês de novembro, no Restaurante Copacabana. Caracterizado como amigável encontro de pessoas que compartilham a cinefilia e dedicam-se ao trabalho e a difusão do cinema, o encontro deverá ser reeditado a cada semestre.

As comemorações de 10 anos da Accirs prolongam-se até maio de 2019, quando será realizado seminário internacional voltado para a crítica de cinema.

Na assembleia foram debatidos os critérios para eleição dos Melhores Filmes de 2018. Dada a reconfiguração do mercado de exibição, em que os filmes nas plataformas por streaming são uma realidade incontornável, a Accirs passa a considerar também esses títulos na eleição dos melhores lançamentos do ano.

Além das categorias Melhor Longa Estrangeiro e Brasileiro serão escolhidos o Melhor Curta e Longa Gaúchos. O resultado será divulgado na primeira quinzena de janeiro, assim como o Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho, voltado para instituições e iniciativas de cinema no Estado.