Páginas
Seções

Publicado por em maio 15, 2022 em Destaque, Em destaque, Notícias |

ACCIRS tem nova diretoria para a gestão 2022-2024

Mônica Kanitz, Danilo Fantinel, Daniel Rodrigues e Cristiano Mentz Aquino na Assembleia Accirs de 14 de maio de 2022. Conrado de Oliveira, Siliane Vieira e Bianca de França Zasso participaram em modo online.

A semana começa com uma nova diretoria assumindo os trabalhos da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Após a gestão cuidadosa, eficiente e criativa da equipe liderada por Fatimarlei Lunardelli e Daniel Feix, a @accirsoficial passa a ser administrada por Danilo Fantinel e Mônica Kanitz nas funções de presidente e vice- presidente, respectivamente.

Danilo e Mônica, que atuavam como secretário e curadora na antiga diretoria, agora assumem ao lado de Conrado de Oliveira (diretor-executivo), Daniel Rodrigues (secretário), Siliane Vieira (vice-secretária), Cristiano Mentz Aquino (tesoureiro) e Bianca de França Zasso (vice-tesoureira).

A nova diretoria, eleita em Assembleia Geral da ACCIRS ocorrida no dia 14 de maio de 2022, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, assume determinada a assegurar seu espectro de ações culturais, cuja diversificação teve início nos últimos anos com o lançamento de novos projetos: o seminário crítico e acadêmico O Estado da Crítica 2019, em parceria com o CRAV-Unisinos; o livro 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho, financiado pelo ProCultura RS, patrocinado pela JBL Harman e correalizado pela Opinião Produtora;  e o Cine Rock, evento presencial ligado ao livro que reuniu cinema e shows ao vivo no Auditório Araújo Vianna, em janeiro de 2022, igualmente executado com a Opinião Produtora.

Além disso, a ACCIRS pretende seguir com seus parceiros (festivais de cinema, salas de cinema e centros culturais) e reforçar suas relações institucionais com os demais coletivos de cinema e audiovisual, buscando assim favorecer a cultura como um todo nos planos local e nacional.

Novas ações serão divulgadas em momento oportuno.

Sobre o livro da Accirs

50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho apresenta 50 artigos sobre 50 filmes gaúchos lançados entre as décadas de 1950 e 2020. A obra reúne visões particulares sobre o cinema realizado no Rio Grande do Sul através de perspectivas jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas. Esta publicação revisita títulos famosos da nossa filmografia e resgata projetos esquecidos ou pouco comentados.

O livro 50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho é uma correalização da ACCIRS com a Opinião Produtora. A organização é dos críticos Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles. A apresentação é assinada pela jornalista e crítica Maria do Rosário Caetano. Projeto gráfico: Flávio Ilha.