Páginas
Seções

Publicado por em ago 20, 2018 em Festival de Gramado, Notícias |

ACCIRS premia Sem Abrigo na Mostra Gaúcha

accirs_juri-mostragaucha-2018

O júri da crítica da Mostra Gaúcha (Foto: Renato Cabral)

Após duas tardes de exibições de curtas-metragens gaúchos, durante o primeiro final de semana do 46º Festival de Cinema de Gramado, foram anunciados na noite de domingo (19/08) os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa e também do prêmio da crítica, entregue pela ACCIRS. O júri da associação foi composto por Cristiano Aquino (Fora de Foco Cinema), Monica Kanitz (Cinemateca Paulo Amorim/Metro Jornal), Adriana Androvandi (Correio do Povo), Rodrigo de Oliveira (Radio Unisinos/Almanaque 21/Papo de Cinema) e Roger Lerina.

Ao som da banda Ale Ravanello Blues Combo, a cerimônia consagrou Um corpo feminino, de Thaís Fernandes, como o melhor filme do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas.

O documentário, que faz parte de um projeto transmídia e levou também o prêmio de melhor roteiro, propõe um jogo aparentemente simples onde pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de “um corpo feminino”. A formidável fabriqueta de sonhos Menina Betina ganhou Menção Honrosa “pela universalidade e comunicabilidade do tema e a delicadeza de sua realização”.

CMGauchos---Sem-Abrigo

Já a produção Sem Abrigo, de Leonardo Remor, que mostra a luta de uma moradora de rua para sobreviver ao frio do inverno em Porto Alegre, ganhou três troféus (melhor montagem, melhor fotografia e melhor atriz para Rejane Arruda) e também o destaque do júri da crítica.

A justificativa do júri da ACCIRS para a premiação foi: “Pela habilidade em usar os recursos próprios do cinema, como montagem e movimento de câmera; pela aposta maior na potência das imagens do que na eloquência das palavras; e pela sensibilidade em retratar um personagem cada vez mais comum em cidades como Porto Alegre a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul premia o curta-metragem.”

Os vencedores dos prêmios da Assembleia Legislativa foram escolhidos por cinco jurados: o jornalista Hermes Leal, o produtor Julio Uchoa, a atriz Lu Grimaldi, a diretora de arte Maíra Carvalho e o crítico de cinema Rafael Carvalho. Ao todo, 20 produções concorreram na categoria.

Confira os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

Melhor Produção / Produção Executiva – Rafael Duarte e Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
Melhor Edição De Som – Guilherme Cassio, por “Abismo”
Melhor Música – Jonts Ferreira, por “Nós Montanha”
Melhor Direção De Arte – Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
Melhor Montagem – Germano De Oliveira, por “Sem Abrigo”
Melhor Fotografia – Marco Antônio Nunes, por “Sem Abrigo”
Melhor Roteiro – Thaís Fernandes, por “Um Corpo Feminino”
Melhor Atriz – Rejane Arruda, de “Sem Abrigo”
Melhor Ator – Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno, por “Grito”
Melhor Curta Gaúcho Júri Da Crítica – “Sem Abrigo”, de Leonardo Remor
Menção Honrosa – “A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina”
Melhor Direção – Henrique Lahude, por “Fè Mye Talé”
Melhor Filme – “Um Corpo Feminino”, De Thaís Fernandes