Páginas
Seções

Publicado por em set 15, 2020 em Em destaque, Notícias |

Accirs no 48º Festival de Cinema de Gramado online

Reinventando-se por causa da pandemia provocada pelo covid-19, o Festival de Cinema de Gramado 2020 começa nesta sexta-feira, 18 de setembro, em formato multiplataforma. As mostras competitivas serão transmitidas na TV, pelo Canal Brasil, e por streaming, no Canal Brasil Play. Pela TV, os espectadores podem acompanhar os longas-metragens brasileiros e estrangeiros e os curtas-metragens brasileiros. A programação completa pode ser acessada no site do festival.

A Accirs participa desta edição diferenciada com os júris da crítica e a mediação dos debates, que também vão acontecer online. O júri Accirs/Abraccine da mostra principal de longas nacional e estrangeiro e na mostra de curtas brasileiros, é formado pelos associados Carol Zatt, do Jornal do Comércio, e Matheus Pannebecker, editor do site Cinema e Argumento, junto com os associados da Abraccine Amanda Aouad, do Cine Pipoca Cult, Isabel Wittmann, dos sites Feito por Elas e Estante da Sala, e Lúcio Vilar, do FestAruanda.

Os longas-metragens brasileiros e estrangeiros terão uma única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h. Os curtas-metragens brasileiros terão única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação e disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming.

Um júri formado apenas por integrantes da Accirs irá entregar o prêmio da crítica na mostra gaúcha de curtas, mantendo a tradição dos festivais presenciais dos últimos anos. Esse júri é composto por Carla Oliveira, do Cineclube Academia das Musas, Daniel Dalpizzolo, do blog Stage Fright, Francisco Izidro, do site Sala Escura e blog Cine CP do Correio do Povo, Gisele Santos, do site Plano Crítico e Paulo Casa Nova, do Clube de Cinema de Porto Alegre. Os 19 curtas gaúchos serão disponibilizados no Canal Brasil Play das 14h do dia 19/09, sábado, até às 23h59 do dia 22/9, terça-feira. Veja aqui a seleção completa de curtas gaúchos em competição.

Os debates são uma tradição no Festival de Gramado e serão mantidos em formato alternativo. O associado da Accirs Roger Lerina, editor do site Roger Lerina, comandará as entrevistas com filmes concorrentes brasileiros e estrangeiros, sempre às 10h, nos canais digitais do festival: youtube, site e facebook.

Os debates dos curtas gaúchos serão mediados por Daniel Feix, presidente da Accirs, e transmitidos pelos canais digitais do festival: youtube, site e facebook e pela TVE-RS, na tv, site e youtube. Nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 17h.

Cinco longas-metragens gaúchos fazem parte da programação paralela. Serão disponibilizados no sábado, 19, podendo ser acessados até às 23h59 de quarta-feira, 23. Os debates sobre esses filmes serão transmitidos pelos canais digitais do festival no youtube, site e facebook, e pela TVE-RS, na tv, site e youtube, nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 17h. Serão conduzidos por Mônica Kanitz, da Cinemateca Paulo Amorim.

O evento Conexões Gramado Film Market, que será realizado de 19 a 26 de setembro, sempre a partir das 13h, será transmitido nos canais digitais, assim como a cerimônia de premiação, transmitida ao vivo pelo youtube, site e facebook e pelo Canal Brasil, na tv e no youtube.

Informações completas no site do 48º Festival de Cinema de Gramado.

Foto do banner: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto