Páginas
Seções

Publicado por em dez 17, 2014 em Destaque, Em destaque, Notícias |

Curta gaúcho “Kassandra” está disponível no YouTube

 

O premiado curta-metragem gaúcho “Kassandra” agora está disponível no YouTube. O projeto, dirigido por Ulisses da Motta Costa,foi finalizado em 2013, e desde então tem sido exibido em festivais, mostras e eventos culturais no Brasil e no exterior. Com 24 minutos de duração, o curta conta uma história de terror psicológico, protagonizada por Kassandra, uma jovem com problemas psiquiátricos e que não consegue falar.
O filme é estrelado pela atriz e bailarina Renata Stein, que tinha 19 anos quando começou a se preparar para viver a personagem-título. Além de Renata, o elenco é formado por Leandro Lefa, Maico Silveira, Suzana Witt e o duas vezes vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro, Luis Franke. As cenas foram rodadas em 2012, em São Leopoldo e Porto Alegre.

“Kassandra” recebeu até o momento sete prêmios em diversos festivais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor no 1º Festival de Cinema Online de Brasília e de Melhor Fotografia na Mostra Gaúcha de Curtas do 41º Festival de Gramado, onde o título teve sua estreia.
Além dos prêmios, o filme reúne outras conquistas. Participou de 20 eventos culturais desde o seu lançamento, totalizando 28 sessões públicas em 16 cidades, incluindo o Rio Grande do Sul, outros estados do Brasil e países como Colômbia e Uruguai. De acordo com cálculos da produção, Kassandra já foi visto por cerca de 1.200 pessoas nestas ocasiões.

“Disponibilizar o filme na internet é o próximo passo para um curta-metragem, depois dos festivais”, conta o diretor. “Sempre queremos que o nosso trabalho atinja o público mais amplo o possível, o que é difícil de conseguir com um curta. Ainda mais um curta tão específico, com bastante suspense, fotografia em preto-e-branco e quase nada de diálogos. Na internet, fica mais fácil de encontrar o seu público daqui para diante. E faz parte também do nosso compromisso de proporcionar acesso livre e público à arte produzida em São Leopoldo”.
A recepção à trama tem sido tão positiva que a personagem e seu universo já saíram das telas. Uma versão em quadrinhos chamada “Kassandra, Versos do Silêncio e da Loucura”, realizada pelo designer e roteirista Roger Monteiro, foi lançada em novembro durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Além disso, na Itália, o curta foi citado no livro “La Notte Più Lunga Del Mondo”, de Samuelle Zaccaro, uma coletânea sobre bonecas malignas em filmes. No caso de “Kassanda”, um dos brinquedos da personagem é uma boneca da década de 1960 que tem participação importante na história.

“Kassandra” é uma produção Ampli Produtora, em associação com Atama Filmes e Galo de Briga Filmes. O projeto teve patrocínio do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e apoio de Supper Rissul, Bucadisantantonio e Apema, além de complementação de recursos através de financiamento coletivo.
Para assistir acesse: https://www.youtube.com/watch?v=PR1nGD35znk&feature=youtu.be

 

Fonte:  Ulisses da Motta Costa