Páginas
Seções

O Estado da Crítica 2019

Seminário Internacional Accirs 10 anos – 30 de maio a 4 de junho de 2019 – Porto Alegre

Em constante atualização, a crítica de cinema passa por mudanças que dizem respeito não apenas à sua forma e aos meios pelos quais se propaga. Tensionamentos históricos, políticos e culturais surgem ressignificados nestes tempos de radicalismos e luta por representatividade. Do mesmo modo que democratizam o acesso à produção, as mídias digitais reafirmam desigualdades e distorções sociais – que respingam nos filmes e nas reflexões que eles apresentam.

Essas questões estão contempladas no seminário internacional O Estado da Crítica, que a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e o Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Crav-Unisinos), com os apoios da Aliança Francesa e da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine), realizam em Porto Alegre. A programação inclui debates com críticos brasileiros, sessões comentadas e o lançamento do livro Trajetória da crítica de cinema no Brasil, além de um curso e uma conferência do francês Jean-Michel Frodon, presente no país especialmente para essas atividades.

O evento, que encerra as comemorações dos 10 anos da Accirs, constitui uma oportunidade para pensar a crítica em seu percurso histórico e examinar as respostas que ela tem dado a esses tensionamentos. Diante dos paradoxos da contemporaneidade, a crítica vive. Qual o seu estado?

Programação

31 de maio – sexta-feira – 20h / Conferência Internacional com o crítico Jean-Michel Frodon – Crítica Cinematográfica Atual: jogos culturais e políticos e suas relações com a internet. Mediação: Professor Josmar de Oliveira Reyes. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

1º de junho – sábado – 9h30 – 12h30 / Mesa temática Tensões contemporâneas do pensamento crítico. Com José Geraldo Couto (Abraccine, SP), Andrea Ormond (RJ) e Kênia Freitas (DF). Mediação: Milton do Prado – coordenador do Crav/Unisinos. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

14h30 / Mesa temática Tensões históricas da crítica de cinema. Com Paulo Henrique Silva (Abraccine, BH), Ivonete Pinto (Abraccine/Accirs – RS) e Sérgio Alpendre (Abraccine, SP). Mediação: Fatimarlei Lunardelli – vice-presidente da Accirs. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

17h30 / Lançamento do livro Trajetória da crítica de cinema no Brasil, organizado por Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine, pela Editora Letramento, com sessão de autógrafos. Local: Espaço Unisinos – 2º andar.

  • Inscrições gratuitas para o Seminário internacional O Estado da Crítica em www.unisinos.br/eventos / – obrigatório para acesso ao evento e emissão de certificado de participação.

Curso Cinema Chinês por Jean-Michel Frodon

Em sua vinda a Porto Alegre, Frodon irá ministrar um curso de cinema chinês em seis encontros, constituído por aulas e exibições de filmes. As aulas acontecem na Unisinos Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1600), nos dias 31 de maio, 02 e 03 de junho, no horário das 10 às 12h. Os filmes serão exibidos em salas de cinema de Porto Alegre.

Jean-Michel Frodon, 65 anos, é jornalista e crítico de cinema. Com atuação nas áreas de história e fotografia, trabalhou em publicações como Le Point, foi crítico do jornal Le Mond e editor-chefe da revista Cahiers du Cinéma. Pesquisa o cinema asiático e é autor de O mundo de Jia Zhang ke, editado no Brasil, e tem diversos livros publicados na França.

Programação dos filmes

  • 30 de maio – quinta-feira – 19h30 – Sessão de filme do diretor Jia Zangke – Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736). Ingressos na bilheteria – gratuidade para associados da Accirs e inscritos no curso de cinema chinês.
  • 02 de junho – domingo – 10hSessão Aliança Francesa e Clube de Cinema de Porto Alegre com filme do diretor Wong Kar-Wai – CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424). Sessão para convidados e inscritos no curso de cinema chinês.
  • 03 de junho – segunda-feira – 19h30 – Sessão de filme do diretor Hou Hsiao-Hsien – Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085). Ingressos na bilheteria – gratuidade para associados da Accirs e inscritos no curso de cinema chinês.

Inscrições em www.unisinos.br/cursos-de-extensao / R$ 120,00 público em geral – R$ 40,00 associados da Accirs e comunidade Unisinos.