Páginas
Seções

Publicado por em ago 19, 2019 em Notícias |

Mostra Gaúcha: Melhor Curta e Prêmio da Crítica para “Só sei que foi assim”

Nas tardes deste último final de semana (17 e 18/08), foram exibidos no Palácio dos Festivais os curtas-metragens em competição na Mostra Gaúcha do 47º Festival de Gramado. Ao todo, vinte filmes produzidos no estado foram selecionados na categoria. Na noite deste domingo, o júri da crítica, composto pelos associados da Accirs Rodrigo de Oliveira, Roger Lerina e Giordano Gio, premiou o curta Só sei que foi assim, da diretora Giovanna Muzel. O filme também levou o Prêmio Assembléia Legislativa de Melhor Curta Gaúcho.

Com duração de sete minutos, o curta foi produzido como trabalho de conclusão de curso da diretora no bacharelado em Cinema de Animação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A animação segue os passos de Santiago, melhor amigo de Julia, que influenciado por um livro, decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e partir em uma jornada até a selva. No percurso, Santiago e Julia enfrentam suas inseguranças e tomam consciência de suas forças.

Giovanna Muzel (à esq.), diretora de Só sei que foi assim, recebe o Prêmio da Crítica pelos associados da Accirs, Giordano Gio, Roger Lerina e Rodrigo de Oliveira.

O Júri da crítica celebrou o curta com a seguinte justificativa: “Pela direção de atores, pela criatividade da narrativa, pela sensibilidade em tratar do tema do autoconhecimento e pela originalidade dos traços, o Prêmio da Crítica vai para Só sei que foi assim“. Para o Júri, a escolha de Só sei que foi assim como Melhor Curta no Prêmio Assembléia Legislativa se justifica porque “Em tempos em que nos sentimos deslocados e despedaçados, tempos em que partes essenciais vão sendo arrancados de nossas vidas e do meio ambiente a ponto de não nos reconhecermos mais no país em que vivemos, o cinema se afirma como potência de reanimação. O Júri escolheu o Melhor Curta pela sua capacidade de equilibrar rigor e leveza, no apuro técnico, na elaboração artística, na densidade dos personagens e na abordagem temática. E ainda porque este filme evidencia a universidade pública e gratuita como espaço de formação fundamental para o cinema e para a sociedade, que precisa ser defendida dos ataques que vem sofrendo.”

O Prêmio da Assembleia Legislativa de Cinema para a Mostra Gaúcha de Curtas é um incentivo à produção gaúcha de cinema. A Mostra é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura Municipal de Gramado, através da Gramadotur. Tem apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), do Instituto Estadual de Cinema-Iecine/Sedac.