Páginas
Seções

Publicado por em out 30, 2017 em Notícias |

Lançamentos Abraccine na Feira do Livro

Capa_Bernardet

Capa Jean Claude Bernardet, Foto de Júnior Aragão, Capa de Renato Cabral

Os dois livros editados em 2017 pela Abraccine ganham sessão de lançamento na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro, editado em parceria com a Paco Editorial, marca os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, o mais longevo teórico do cinema brasileiro. A publicação, organizada pelos críticos Ivonete Pinto e Orlando Margarido, demonstra as ramificações desta influência através de artigos escritos por nomes ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).

A sessão de autógrafos de Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro será nesta quinta-feira, 02 de novembro, às 17h30, no Pavilhão de Autógrafos. Contará com a presença da organizadora Ivonete Pinto e de Daniel Feix, um dos autores que integram o livro.

capa_100MDO outro lançamento é Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, organizado por Paulo Henrique Silva, editado em parceria com o Canal Brasil e o Grupo Editorial Letramento. A obra reúne 100 ensaios sobre documentários de diferentes épocas e formatos, escolhidos em votação realizada no primeiro semestre de 2017, com a participação de integrantes da Abraccine e convidados. Conta ainda com 20 textos sobre personagens e movimentos importantes na história do gênero no Brasil.

O lançamento na Feira do Livro será no sábado, 11 de novembro. No horário das 15h haverá o painel O documentário no Brasil – perspectivas histórica e relevância estética, com a participação dos autores gaúchos que integram o livro:

Fatimarlei Lunardelli (Imagens do inconsciente – 17º)
Willian Silveira (Cidadão Boilesen – 24º)
Daniel Feix (Corumbiara – 30º e ensaio sobre o Pós-documentário)
Marcus Mello (A paixão de JL – 40º)
Marco Tomazzoni (Terra deu, terra come – 41º)
Adriana Androvandi (Lixo extraordinário – 45º)
Ivonete Pinto (Soy Cuba, o mamute siberiano – 47º)
Marcos Santuário (Loki – Arnaldo Baptista – 51º)
Roger Lerina (Nelson Freire – 53º)
Robledo Milani (Dzi Croquettes – 56º)
Marcelo Muller (Pan cinema permanente – 61º)
Guilherme Carvalho da Rosa (Bethânia bem de perto – 100º)

O debate será na sala Barbosa Lessa (Centro Cultural CEEE-Érico Veríssimo) seguido da sessão coletiva de autógrafos, às 19h, no Pavilhão de Autógrafos, reunindo os autores do livro Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais.