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Publicado por em jul 25, 2019 em Artigos |

Kung Fu Frodon encontra o Clube de Cinema

Por Paulo Casa Nova

Uma pequena nota sobre o seminário O Estado da Crítica teria de falar da sessão no CineBancários dia Dois de junho passado. “O Grande Mestre“, de Wong Kar-Wai, soma a história da China e, em particuiar, de Hong Kong, assim como a história do Kung Fu e do Cinema. A biografia do Mestre dos Mestres, Ip Man, é representada da forma romanesca típica dos filmes de Kung Fu, gênero dominante no cinema de Hong Kong. Luta a luta, coreografia atrás de coreografia, trama sobre trama, sabedoria além da sabedoria, o filme é divertido, denso e informativo.

Houve um diálogo entre Enéas de Souza e Jean-Michel Frodon mediado por Milton do Prado que esquadrinhou os aspectos formais do filme: fotografia, direção, interpretação. O filme, que termina com um desafio de Ip Man ao espectador (“Qual é o seu estilo?”), nos leva para além do estilo Wing Chun e nos leva à autorevisão de nossas vidas. Quem diria, um filme de Kung Fu Existencialista!

A platéia estava tão excitada que uma senhora, identificada como antropóloga, derramou-se em considerações sobre o Oriente e o Ocidente e a Vida em Geral. Uau! Foi tão momentosa essa sessão que tivemos nosso próprio Louco de Palestra! Sensacional!

Obrigado a ACCIRS e ao Clube de Cinema pelo Momento.