Páginas
Seções

Publicado por em jun 25, 2023 em Em destaque, Notícias |

Júri da Accirs anuncia premiados do I Festival de Cinema de Canoas

Cena de A diferença entre mongóis e mongolóides, de Jonatas Rubert

O júri da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) anunciou neste sábado os premiados do I Festival de Cinema de Canoas (Fecic), realizado entre os dias 22 e 24 de junho de 2023 no Teatro do Sesc Canoas.


Melhor curta-metragem regional: Chove lá fora, de Mirela Kruel.
Justificativa: Por relacionar dois universos tão diferentes, mas que se completam em uma narrativa sensível e madura que honra as histórias dos seus protagonistas sem trazer respostas óbvias, deixando o final em aberto.

Melhor curta-metragem municipal: A diferença entre mongóis e mongolóides, de Jonatas Rubert.
Justificativa: Por tratar de forma lúdica e criativa um tema ainda pouco explorado pelo cinema, apresentando uma montagem arrojada, divertida e educativa.

Melhor curta-metragem estudantil: Algo sobre Ellie, de Dimitry D. Silva.
Justificativa: Por demonstrar conhecimento de elementos essenciais em filmes do gênero, apresentando referências que remontam a clássicos que moldaram o cinema de horror.

Neste ano, compuseram o Júri da Crítica os associados Carlos Henrique Dalla Corte, editor do site Devaneios Cinéfilos, Gisele Figueiredo dos Santos, crítica do jornal O Polvo, de Novo Hamburgo, e do site Plano Crítico, e Rodrigo de Oliveira, editor da revista digital Almanaque 21 e do podcast Almanacast.

A primeira edição do Festival de Cinema de Canoas apresentou uma programação com 32 filmes. O festival tem coordenação de Alexandre Derlam, Monique Mendes e Pâmela Trindade. O financiamento do evento é feito pela Prefeitura de Canoas por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC). O 1º Fecic é uma realização da Prosa Filmes com apoio do Sesc Canoas e da agência de publicidade Trembala.