Páginas
Seções

Publicado por em out 23, 2019 em Notícias |

Glauber Rocha no Clube de Leitura Capitólio

O ciclo de leituras sobre cinema promovido pela Cinemateca Capitólio Petrobras, com apoio da Accirs, prossegue neste sábado, dia 26, com o livro Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, do cineasta Glauber Rocha. A obra reúne a militância crítica do jovem Glauber (1939-1981) em artigos escritos no período 1958-1963. Os encontros do Clube de Leitura são mensais, aos sábados às 10h, mediados por integrantes da Accirs. A apresentação da obra de Glauber será conduzida pelo associado Maurício Vassali, doutorando em Comunicação Social na PUCRS. A partir desta edição, os participantes do Clube de Leitura  farão a leitura dos textos e os irão debater no encontro a ser realizado em novembro.

Os textos reunidos no livro focalizam desde o cinema pioneiro de Humberto Mauro e Mario Peixoto ao surgimento do Cinema Novo brasileiro, com a trilogia carioca de Nelson Pereira dos Santos, no final da década de 1950. Na orelha da primeira edição desta obra fundamental – que ficou por décadas esgotada -, o crítico e diretor Alex Viany registrou: “Agressivo, irreverente, brilhante sempre, e impiedoso quando necessário é derrubar os inimigos – e também os falsos valores, ídolos e mitos – que atravancam o desenvolvimento do cinema brasileiro, este livro (…) cumpre a promessa do título, marcando a maturidade da nova crítica cinematográfica”.

Cineasta de temperamento polêmico, Glauber é considerado o grande nome do cinema novo. Nascido em 1939, o baiano de Vitória da Conquista tornou-se o líder de um movimento que pregava um cinema autenticamente nacional, de autor, voltado para uma temática social e com preocupações com a linguagem. A partir de 1964, Glauber Rocha já figura como o cineasta brasileiro de maior prestígio internacional. Seu filme Deus e o diabo na terra do sol (1964) é premiado no Festival de Cinema Livre de Porreta, na Itália. Terra em transe (1967) recebe o prêmio Luís Buñuel no Festival de Cannes. E O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro (1969) ganha o prêmio de melhor direção, também em Cannes.

Os encontros do Clube de Leitura Capitólio acontecem na Sala Multimídia (3º andar). Os interessados podem obter informações no Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – 3º andar), ou pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com. O custo é R$ 10,00 (para quem quiser participar da discussão de apenas um livro, opção condicionada à existência de vagas). Sócios da Accirs não pagam. Mais informações pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com ou pelos telefones 3289-7463 ou 3289-7464.

Cronograma dos próximos encontros:
26 de outubro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
30 de novembro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
14 de dezembro – Fechamento atividades e propostas para 2020