Páginas
Seções

Publicado por em ago 8, 2023 em Destaque, Em destaque, Notícias |

Accirs e Abraccine compõem Júri da Crítica no 51º Festival de Cinema de Gramado

Troféu Kikito – Foto: Diego Vara/Pressphoto

Integrantes da Accirs e da Abraccine compõem novamente o Júri da Crítica do Festival de Cinema de Gramado. Nesta 51ª edição do evento, a ser realizada de 11 a 19 de agosto, críticos ligados à Accirs também participam da curadoria da mostra principal, da seleção de longas-metragens gaúchos e do júri que avaliará esta mostra específica.

Neste ano, por parte da Accirs, o Júri da Crítica conta com a participação de Bruna Haas, jornalista cultural, assessora da Cinemateca Paulo Amorim e editora do portal Vigília Nerd, e de Paulo Casa Nova, presidente do Clube de Cinema de Porto Alegre convidado pelo festival em homenagem aos 75 anos de atividades do cineclube.

Acima: Bruna Haas e Paulo Casa Nova; Abaixo: Bruno Carmelo, Suzana Uchôa Itiberê e Daniel Schenker

Pela Abraccine, o Júri da Crítica terá a presença de Bruno Carmelo, mestre em teoria do cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III, professor e autor de artigos sobre audiovisual, editor do site Meio Amargo com passagem por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua – Revista Universitária do Audiovisual. Além de Bruno, também participa Daniel Schenker, pós-doutorando em Artes Cênicas pela UniRio, crítico do jornal O Globo, professor de História do Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas, integrante de júris da crítica nos festivais de Brasília, Paulínia e na Mostra de Cinema de Tiradentes, além de membro do júri da Fipresci nos festivais de Fribourg, Miami, Montreal e Rio de Janeiro. O Júri da Crítica fica completo com Suzana Uchôa Itiberê, jornalista com curso de extensão em cinema pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), passagens  por O Estado de S. Paulo, revistas SET, Istoé Gente, TVA e Preview, além de International Voter na 81ª edição do Globo de Ouro e fundadora do portal OQVER.

Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac RS), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) em parceria com a Gramadotur, oferecerá prêmios para a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul. O Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos destacará os talentos da safra anual de cinema do estado. Ao todo, serão entregues dez Kikitos nas categorias melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor desenho de som e melhor trilha musical.

O júri dedicado aos longas-gaúchos terá a participação de Danilo Fantinel, jornalista com passagens pelo Grupo RBS, Portal Terra e Editora Abril, presidente da Accirs, coordenador adjunto do Colegiado Setorial do Audiovisual do RS (CSAv-RS), professor de audiovisual, autor de livro e artigos sobre cinema e imaginário, faz pós-doutorado em Comunicação na UNIP; do cineasta Iberê Carvalho, representando a Gramadotur, roteirista, produtor e diretor com especialização em direção cinematográfica em Madri, autor do longa O Último Cine Drive‐in, premiado no Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este, no Festival do Rio e no Festival de Gramado, e de O Homem Cordial, melhor filme do 23º Reencontré du Cinéma Sud-Américain de Marseille; além de Maria Angela de Jesus, representando o Iecine-RS, jornalista autora de biografias sobre Ruth de Souza e Eva Todor, é head de produção de conteúdo dos estúdios Paramount desde 2021 e foi responsável por séries brasileiras da Netflix e por produções originais da HBO América Latina, tendo recebido indicações ao International Emmy Awards pelas séries Mandrake, Filhos do Carnaval, PSI e Magnífica 70.  

Curadoria, comissões de seleção e prêmios especiais

Integrantes da Accirs também fizeram parte da curadoria do Festival de Gramado e de comissões de seleção de filmes. Marcos Santuário é curador do evento ao lado do ator Caio Blat e da atriz e cantora argentina Soledad Villamil.

Mônica Kanitz, vice-presidente da Accirs e programadora da Cinemateca Paulo Amorim, e Leonardo Bonfim, programador da Cinemateca Capitólio, fizeram a escolha dos longas-metragens gaúchos desta edição do evento. Juliana Costa, editora do Zinematógrafo, da revista digital Cineclube Academia das Musas e do blog Oasis, participou da comissão de seleção dos filmes que integram o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas. Já o cineasta e crítico Giordano Gio, do Zinematógrafo, integrou a comissão de seleção dos curtas-metragens nacionais.

Valéria Barcellos, à direita, em cena do curta Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli, exibido no 50º Festival de Cinema de Gramado

Já Daniel Feix, ex-presidente da Accirs e editor em Zero Hora, fez parte da comissão que definiu os homenageados dos “Prêmios Sedac/Iecine O Futuro Nos Une”, que serão destinados a Valéria Barcellos (por seu trabalho na arte, como cantora e atriz de teatro, televisão e cinema), a Glênio Póvoas (pelo inestimável percurso dedicado a construir e a valorizar a memória do cinema gaúcho) e a Jorge Henrique “Boca” (diretor de fotografia de filmes como Nossa Senhora de Caravaggio (2005), Espia só (2012), Diminuta (2015) e Hamartia – Ventos do destino (2016). O ator Clemente Viscaíno, que participou de filmes como Nossa Senhora de Caravaggio (2005), Valsa para Bruno Stein (2007), A oeste do fim do mundo (2013), A Superfície da sombra (2017) e Além de nós (2022) será homenageado com o Troféu Leonardo Machado pelo conjunto de sua obra.

Entregue pela primeira vez, o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, será destinado para Vera Lopes. Vera é uma das fundadoras do Grupo de teatro Caixa Preta, de Porto Alegre, e um dos principais nomes do cinema gaúcho. Suas atuações estão imortalizadas em produções como O Dia em que Dorival encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (1986), Neto Perde sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas (1998), e Neto e o Domador de Cavalos, de Tabajara Ruas (2005). Contracenou em diversas ocasiões com o ator Sirmar Antunes, falecido em 2022 e cujo nome está homenageado neste prêmio.

O crítico Roger Lerina, integrante da Accirs, será um dos apresentadores em algumas das noites do festival e também mediará debates dos filmes em competição.

O Kikito foi criado pela artista Elisabeth Rosenfeld, em 1967, para personificar o Deus do Bom Humor. Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Entrega dos Kikitos

Neste ano, o Festival de cinema de Gramado terá sua cerimônia de premiação dividida em dois dias. A medida visa dar maior visibilidade aos vencedores da mostra de curtas-metragens brasileiros, que passam a ter uma noite especial de premiação na sexta, 18. No sábado, 19, serão conhecidos os melhores das mostras de longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos.

Transmissão na TVE

A TVE exibirá os curtas-metragens gaúchos de 14 a 17 de agosto a partir das 22h. No dia seguinte a cada programa de filmes (portanto de 15 a 18 de agosto, das 17h30 às 18h30) será realizado um debate com os realizadores dos curtas e com o crítico de cinema Victor Hugo Furtado, da Accirs e do Papo de Cinema. A entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas será no dia 13 de agosto, às 22h30.  

A mostra de filmes universitários será exibida pela TVE no sábado (12/08, às 21h30) e no domingo (13/08, às 19h30).  

A transmissão da cerimônia de entrega dos Kikitos deverá ocorrer no dia 19 de agosto a partir das 21h.