Páginas
Seções

Publicado por em maio 7, 2019 em Notícias |

A Vida Útil na Cinemateca Capitólio

A programação do segundo ciclo da Sessão Accirs tem sequência com a exibição de uma co-produção entre Uruguai e Espanha, na próxima terça-feira, dia 14 de maio, na Cinemateca Capitólio. A Vida Útil, dirigido por Federido Veiroj, em 2010, é uma ode ao cinema e à cinefilia com várias referências a filmes. Após a exibição, os debates serão conduzidos pelos críticos da Accirs Paulo Casanova e Carla Oliveira.

A história gira em torno de um funcionário da cinemateca de Montevidéo que cuida da programação, projeta os filmes e administra as contas. Aficionado por cinema, ele entra em crise quando a cinemateca encerra atividades em decorrência de dificuldades financeiras. O protagonista é vivido pelo crítico uruguaio Jorge Jellinek, com participações especiais de Paola Venditto e Manuel Martinez Carril, falecido em 2014, jornalista que dedicou sua vida profissional à Cinemateca Uruguaia.

A Vida Útil foi selecionado dentro da proposta de apresentar olhares diversificados para o cinema. A Sessão ACCIRS é um programa de exibições de filmes com debate, iniciado no ano passado, dentro das comemorações de 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. As sessões comentadas têm periodicidade bimestral e curadoria do associado, crítico e programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim.

Serviço

Filme: A Vida Útil, de Federido Veiroj, Uruguai/Espanha, 2010.

Data: 14 de maio de 2019

Horário: 20h

Local: Cinemateca Capitólio ( Rua Demétrio Ribeiro, 1085)