Páginas
Seções

Publicado por em jan 11, 2016 em Notícias |

Três curtas gaúchos são selecionados para a 19ª Mostra de Tiradentes

 

A 19ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes acontecerá na cidade histórica mineira entre os dias 22 e 30 de janeiro, com exibições gratuitas nos três espaços instalados para o evento: Cine BNDES na Praça (Largo das Fôrras), Cine-Tenda (Largo da Rodoviária) e Cine-Teatro (Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves). O evento exibirá 81 filmes de curta duração, vindos de 12 Estados do país e divididos em nove seções temáticas. Três curtas-metragens gaúchos foram selecionados: Madrepérola, de Deise Hauenstein; Outono Celeste, de Iuri Minfroy; e Vento, de Betânia Furtado. Os curtas foram selecionados pela equipe formada pelos curadores Cléber Eduardo, Francis Vogner e Pedro Maciel Guimarães, que analisaram centenas de inscritos para chegar à lista final. São Paulo teve o maior número de curtas selecionados: 27. As seções nas quais os filmes vão ser exibidos são a Mostra Foco (9 curtas), a ser avaliada pelo júri da crítica; Panorama (19 curtas), Dissonâncias (4), Espaços em Conflito (7), Praça (12), Cena Mineira (5), Cena Regional (13), Formação (8) e Mostrinha (4).

Uma das novidades deste ano é a Mostra Espaços em Conflitos, que se relaciona diretamente com o tema central da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes e apresenta filmes que problematizam as relações de embate na sociedade brasileiro contemporânea, em termos sociais, econômicos e políticos. “São filmes que parecem reagir, temática e formalmente, e ainda não se sabe se momentaneamente ou se por prazo mais longo, a uma dinâmica de contemporaneidade cercada de brutalidades e crises de toda ordem, sempre com contundência”, diz Francis Vogner, um dos curadores de curtas.

Para Pedro Maciel, outro dos curadores, chama atenção este ano a duração mais longa de boa parte dos inscritos. “Primeiro reflexo disso é a diminuição dos curtas a serem apresentados, o que não é de todo negativo, pois a Panorama consegue ao mesmo tempo dar uma visão geral sobre a produção brasileira e elevar a qualidade dos filmes mostrados”, diz Pedro. E completa: “A tendência de outros anos que se confirma em 2016 é a mescla entre filmes de realizadores já consagrados, nos formatos de curtas e até longas, e filmes de diretores iniciantes, alguns ainda terminando o percurso acadêmico”.

Na Mostra Foco, a ser avaliado pelo júri da crítica e cujo ganhador leva o Troféu Barroco e prêmios de parceiros do festival para o incentivo a novas produções, os filmes oferecem propostas de experimentação e desafio à apreensão. “Temos, na Foco deste ano, 8 filmes inéditos, o que reafirma essa mostra como plataforma de lançamento de curtas brasileiros. Notamos ainda nestes trabalhos possíveis ensaios para longas-metragens, devido à forma desses filmes, da maturidade narrativa e também pela metragem”, diz Pedro Maciel.

Confira a relação completa de selecionados no site oficial da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Abaixo, os curtas gaúchos que estarão presentes e suas mostras:

Madrepérola, de Deise Hauenstein – RS (Mostra Praça)
Outono Celeste, de Iuri Minfroy – RS (Mostra Praça)
Vento, de Betânia Furtado – RS (Mostrinha)

(Fonte: ETC Comunicação)