Páginas
TwitterRssFacebook
Seções

Publicado por em mar 30, 2018 em Notícias | 0 comentários

Sessão Abraccine na Cinemateca Capitólio Petrobras

Como parte da terceira edição da Sessão Abraccine, evento promovido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o longa-metragem Quarto Camarim, de Fabricio Ramos e Camele Queiroz, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, será exibido no dia 04 de abril, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, às 19h30. A sessão com entrada franca será seguida de debate com a crítica de cinema Adriana Androvandi, filiada à Abraccine, e contará com a presença da também crítica e mestre em Educação pela UFRGS, com pesquisa em Cinema e Educação, Juliana Costa, associada da Accirs.

Quarto camarim 2Quarto Camarim é o primeiro longa-metragem dos diretores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. O filme, por meio de uma abordagem documental, mostra o reencontro, depois de vinte e sete anos, entre uma sobrinha, que é a própria diretora, e a sua tia, de quem perdeu o contato na infância. Sua tia se chama Luma, é travesti, trabalha como cabeleireira e vive em São Paulo.

Narrativamente, o filme assume contornos dramáticos e estéticos que partem de uma relação corpo a corpo entre duas individualidades, cujas tensões são mediadas pelo próprio cinema. O resultado, segundo a dupla de cineastas, é uma obra de mise-en-scène compartilhada entre a diretora e a tia, que protagonizam o longa. Sem abrir mão da abordagem temática sensível de impacto político e social, Quarto Camarim elabora cinematograficamente um testemunho de vivência pessoal e íntima.

A Sessão Abraccine segue no mês de abril em João Pessoa no dia 05, no Cine Bangüe; em Fortaleza no dia 06  no Cine Dragão do Mar. Outra capital já com data confirmada é Belo Horizonte, que terá sua sessão acontecendo em 27 de abril, no Cine Humberto Mauro. A Sessão Abraccine acontecerá, também, em Aracaju, Brasília, São Paulo e Recife.

Sobre a mediadora e crítica de cinema convidadas

Adriana Androvandi reside em Porto Alegre. É formada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalha na editoria de Cultura do jornal diário Correio do Povo desde 1998. Integrante da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e da Abraccine desde a sua fundação.

Juliana Costa é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa em Cinema e Educação e produtora do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto educativo em cinema. É editora e colaboradora do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema e apresenta programa de rádio homônimo na Rádioweb Barril. Fundadora do Cineclube Academia das Musas, dedicado a pesquisar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres e integra a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Quarto camarim  foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016. O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior.

SERVIÇO

SESSÃO ABRACCINE: Quarto camarim, de Fabricio Ramos e Camele Queiroz
QUANDO: 04 de abril de 2018
HORÁRIO: 19h30
ONDE: Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085- Centro Histórico.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>