Páginas
Seções

Publicado por em dez 22, 2014 em Notícias |

Porto Alegre recebe curso de férias sobre cinema documentário

 

O curso de férias “O que é Documentário?”, ministrado por Rafael Valles, irá acontecer dias 07 e 08 de Janeiro, das 19h30 às 22h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre. O curso tem por objetivo apresentar e analisar os gêneros que constituem o cinema documentário, se concentrando nas suas particularidades e paradigmas. Serão também exibidos fragmentos de Documentários e analisados alguns realizadores em especial, que de alguma forma definem e ampliem as definições de cada um dos gêneros do Documentário. Os gêneros estudados serão:

Expositivo:  Desde Nanook, O Esquimó (1922, de Robert Flaherty o documentário se tornou popularmente conhecido pelo seu caráter expositivo, onde está pautado pelo princípio de expor uma realidade, o cotidiano de um personagem, de um espaço ou um determinado grupo de pessoas

Observacional: Surgido nos EUA na década de 60, através do que se chamou como Cinema Direto, praticado por realizadores norte americanos como Robert Drew, Frederik Wiseman, D. A. Pennebaker, este gênero possui a velha máxima de ser uma “mosca na parede”, onde o realizador assume uma abordagem mais objetiva, se restringindo a documentar o que acontece frente à câmera, sem uma interação com o que ocorre diante dela.

Interativo:  Gênero que depois terminou se tornando muito utilizado dentro do Documentário através do recurso narrativo das entrevistas, o Documentário Interativo no entanto se tornou complexo pela abordagem subjetiva que possui, questionando o próprio sentido do registrar ” a realidade como ela é”.

Reflexivo: Através de uma busca mais poética e ensaística, onde o realizador se torna o catalisador do seu objeto de registro, este gênero é o que mais revela o ponto de vista do realizador frente àquilo que registra.

Rafael Valles é jornalista com Mestrado em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC), em Buenos Aires (Argentina) e diretor cinematográfico com trabalhos exibidos e premiados em Festivais e Mostras no Brasil e Argentina (Amélia e Pippo; Memória de um Sombrero; Salvador; Rojo).

O investimento é de R$ 50,00 e não é necessário nenhum pré-requisito para participar do curso.

 

Fonte: Cine Um