Páginas
Seções

Publicado por em nov 13, 2014 em Notícias |

Porto Alegre recebe a oitava edição do Cine Esquema Novo

 

Inicia hoje e segue até o dia 27 deste mês a oitava edição do Cine Esquema Novo (CEN),o festival  que desde 2003 transita entre o cinema e as artes visuais. Com sessões gratuitas em diferentes sedes (Sala P. F. Gastal e Galeria Lunara, da Usina do Gasômetro; Galeria da Fundação Ecarta; e Goethe-Institut Porto Alegre), o festival exibe e debate obras híbridas, múltiplas e abertas a novas contextualizações, vindas do Brasil e do exterior. A abertura ocorre às 20h30 e contará com a exibição do clássico de cinema underground “ Normal Love (1963)”, dirigido pelo americano Jack Smith.

O CEN se divide em 4 linhas de programação: a “Mostra Competitiva Brasil”, que traz longas inéditos em Porto Alegre, ao lado de curtas-metragens e obras audiovisuais reconhecidas tanto em festivais de cinema quanto em bienais de arte;  a “Mostra CEN + Arsenal Brasil” que foca em filmes de artistas da Europa; a “Mostra Ways of Seeing / Forum Expanded”que é dedicada à obras que transitam entre o cinema e as artes visuais; e por fim, a “Residência cinéma copains”, onde o duo de artistas-investigadores Minze Tummescheit e Arne Hector , cofundadores do LaborBerlin, exibem obras de sua trajetória.

Outros destaques dos primeiros dias de CEN 2014, além do início da Mostra Competitiva Brasil nas galerias e sala de cinema, envolvem a reprodução do clássico do cinema expandido “Line Describing a Cone” (1973), de Anthony McCall (EUA) (sexta 14/11 a partir das 21h30 na Sala PF Gastal); e a palestra da curadora do Forum Expanded do Festival de Berlim, Stefanie Schulte Strathaus , no sábado (15/11) a partir das 10h no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.  Outro aspecto importante da programação são as Palestras, cujas inscrições gratuitas já estão abertas através do site http://cineesquemanovo.org/2014/

O Festival se completa com sessões especiais de três filmes: o raro “O Jardim das Espumas” (1970) , clássico cult recentemente restaurado de Luiz Rosemberg Filho ; “ Pierrot Lunaire ” (2014), a desvairada adaptação da lenda do pierrô e da colombina, através da obra melodramática de Arnold Schoenberg homônima, dirigida pelo canadense Bruce LaBruce ; e a mais recente obra de um dos favoritos do CEN, Andrea Tonacci: “Já Visto Jamais Visto” (2013), que encerra o festival dia 27/11.

Fonte:  Cine Esquema Novo 2014