Páginas
TwitterRssFacebook
Seções

Publicado por em ago 22, 2017 em Notícias | 0 comentários

Lançamento da Abraccine no Festival de Gramado

Para marcar os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – e a editora Paco lançam nesta quarta-feira, dia 23, na 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o livro Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro. A obra propõe a retomada de suas reflexões pela voz de críticos, pesquisadores e cineastas diretamente influenciados por este que é o mais longevo teórico do cinema brasileiro.

Jean Claude 2

Bernardet em Fome, de Cristiano Burlan

Desde a década de 1960 Bernardet dialoga ininterruptamente com as principais vertentes do cinema nacional, seja nos 20 livros publicados ou nos quase mil artigos e ensaios para jornais e revistas. A publicação, organizada pelos críticos Ivonete Pinto (associada da Accirs) e Orlando Margarido, demonstra as ramificações desta influência através de artigos escritos por nomes ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).

Conforme os organizadores, o livro utiliza o termo “impacto”, que remete à ideia do choque de uma molécula contra outra, gerando uma terceira, para ilustrar o que acontece com o pensamento de Bernardet, sempre inovador, não raro polêmico. A produção do professor, teórico, crítico, roteirista, diretor e ator é analisada por 15 autores: Arthur Autran, Cristiano Burlan, Ismail Xavier, , Kiko Goifman, Lúcia Nagib, Luciana Corrêa de Araújo, Luiz Zanin Oricchio, Maria do Socorro Carvalho, Mateus Araújo, Orlando Margarido, Roberto Moreira, Rubens Rewald, Tata Amaral e os associados da Accirs Daniel Feix e a organizadora Ivonete Pinto. Cacá Diegues assina o prefácio, José Geraldo Couto e Paulo Henrique Silva escrevem os textos de apresentação.

No processo de produção do livro foi realizado um vídeo com informações biográficas de Jean-Claude Bernardet, dirigido por Ivonete Pinto, realizado no âmbito na Universidade Federal de Pelotas e assinado pela Abraccine.

O vídeo, com duração de 9 min, está disponível para consulta na plataforma Vimeo, em Bernardet, Jean-Claude.

A capa do livro foi criada por Renato Cabral, também associado da Accirs, com fotos de Júnior Aragão, e remete ao perfil multifacetado de Bernardet.

O que: Lançamento do livro Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro, em sessão de autógrafos com a presença dos organizadores e de alguns autores
Onde: 45º Festival de Cinema de Gramado
Quando: Dia 23/08 – 14h30 – Hotel Serra Azul

Capa_Bernardet

 

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>