Páginas
Seções

Publicado por em jul 17, 2014 em Notícias |

Festival de Cinema de Gramado chega à sua 42ª edição

 
Edição 2014 do Festival que é tradição na Serra Gaúcha acontece de 8 à 16 de agosto com premiação em dinheiro e novidade na curadoria
 ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O Festival de Cinema de Gramado já faz parte da grade de eventos do Rio Grande do Sul e do país desde 1973, ano em que “Toda Nudez será Castigada” foi o grande vitorioso do evento. Desde então, vários nomes já passaram pela cidade apresentando histórias singulares. É celebrando elas que o evento chega à sua edição de 42 anos, que acontece de 8 a 16 de agosto.

Neste ano ocorrerão algumas mudanças.  A Gramadotur confirmou a iniciativa de distribuir 275 mil reais entre os vencedores das mostras de longas brasileiros e latinos e curtas brasileiros.  Outra novidade é que a atriz, produtora e diretora argentina Eva Piwowarski, após a morte de José Wilker, passa a fazer parte da curadoria do evento, que seleciona longas em competições, juntamente com Rubens Ewald Filho e Marcos Santuario.

A lista anunciada abrange oito longas brasileiros e cinco latinos. Os filmes brasileiros serão: “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas; “Infância” de Domingos de Oliveira; “A Despedida” de Marcelo Galvão; “A Estrada 47” de Vicente Ferraz; “A Luneta do Tempo” de Alceu Valença; “O Segredo dos Diamantes” de Helvécio Ratton; “Esse Viver Ninguém Me Tira” de Caco Ciocler e “Os Senhores da Guerra” de Tabajara Ruas.

Entre os filmes latinos, um será do Uruguai (“El Lugar del Hijo”, de Manuel Nieto), dois da Argentina (“Algunos Dias sin Música”, de Matías Rojo, e “El Critico”, de Hernán Guerschny), um da Venezuela (“Esclavo de Dios”, de Joel Novoa) e o por fim um do Chile (“Las Analfabetas”, de Moises Sepulveda).

Para as mostras competitivas de longas e curtas e a Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema foram 794 filmes inscritos no total. O recorde continua sendo dos curtas brasileiros, com 412 títulos.

Para ver a lista completa e obter mais informações acesse www.festivaldegramado.net