Páginas
Seções

Publicado por em dez 23, 2014 em Notícias |

“Castanha” é um dos contemplados do Programa Cinema do Brasil

 

O programa Cinema do Brasil, que se dedica, junto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a promover filmes brasileiros em outros países,divulgou os vencedores da sexta edição do Prêmio de Apoio à Distribuição.Neste ano, 27 lançamentos, de 22 distribuidoras diferentes, foram selecionados e receberão prêmios de até US$ 25 mil, em um total de USD 280 mil.

Entre os filmes brasileiros que serão beneficiados, está o longa-metragem gaúcho “Castanha”, de Davi Pretto, que participou de vários Festivais ao redor do mundo. Outros filmes brasileiros são “A Busca”, “Era uma vez eu, Verônica”, “Faroeste Caboclo”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “O Lobo atrás da Porta”, “O Menino e o Mundo”, “Rio, Eu te amo”, “Tropicalia”, “Avanti Popolo”, “Ventos de Agosto”, “Obra”, “O Homem das Multidões”, “Prometo um dia deixar a cidade”, além dos premiados “Hoje eu quero voltar sozinho” e “Praia do Futuro”, que serão comercializados em cinco territórios diferentes.

“Em seus seis anos de existência, o Prêmio de Apoio à Distribuição já se firmou como uma das principais ferramentas para levar o cinema brasileiro ao exterior. A cada edição, ampliamos o número de propostas contempladas e territórios alcançados, tamanho o interesse das distribuidoras estrangeiras no que está sendo produzido no país”, afirma André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil. A edição anterior, lembra Sturm, premiou 20 propostas de distribuidoras estrangeiras.Outro fato notável na edição de 2014 é o aumento da procura por produções brasileiras por parte empresas de países como Estados Unidos, Suécia e Coréia do Sul e os latinos Argentina, Chile e Uruguai.O país mais representado entre os vencedores, no entanto, é Portugal, um já tradicional apreciador do cinema brasileiro. Projetos para distribuição de seis longas – “Praia do Futuro”, “Castanha”, “Obra”, “O Homem das Multidões”, “Ventos de Agosto” e “Prometo um Dia Deixar Esta Cidade” – foram contemplados.

A edição atual do prêmio foi dividida em duas etapas, a primeira com inscrições abertas durante o Festival de Berlim, em fevereiro, e a segunda em julho. Para participar, as empresas que já tinham contratos de distribuição assinados com produtoras brasileiras associadas ao Programa Cinema do Brasil enviaram seus planos de distribuição internacional. Em contrapartida, cada empresa contemplada deverá investir no mínimo o mesmo valor da quantia recebida através do Prêmio.

Fonte: Agência Febre